Regulamento Prémios Construir 2016

Objectivos

O Jornal Construir, em parceria com a revista Anteprojectos, vão voltar a distinguir a iniciativa e o mérito de quem consagra e trabalha diariamente pelas boas práticas no Sector da Construção, naquela que será a sétima edição dos troféus, uma referência neste sector de actividade.

Apostamos assim na perseverança e trabalhamos para reconhecer o que de melhor é feito pelas empresas que actuam neste Sector, seja na área da Arquitectura, Engenharia, Construção e Imobiliário, pese os indicadores apontarem para quebras significativas na actividade.

Mas o sector está vivo. Quanto mais não seja isso nota-se na qualidade dos trabalhos que são efectivamente materializados e construídos, que revelam o saber e a capacidade das empresas desta área de mercado.


Objecto

Os Prémios Construir 2016 destinam-se a ateliers de arquitectura (ou empresários em nome individual), gabinetes de engenharia (ou empresários em nome individual), construtoras, promotores imobiliários, fundos de investimento e consultoras imobiliárias.

Os destinatários dos Prémios Construir 2016 poderão submeter as suas candidaturas através da página prémios.construir.pt, onde consta um formulário de preenchimento obrigatório que deverá, depois de preenchido, ser enviado para o endereço candidaturas.premios@construir.pt.

As propostas vencedoras serão consagradas na Gala dos Prémios Construir 2016, a realizar no dia 21 de Outubro, no LNEC - Laboratório de Engenharia Civil, na Av. do Brasil, 101 - 1700-066 Lisboa, com a entrega dos troféus.

As categorias consideradas são:

Arquitectura:

- Melhor Projecto Público;

- Melhor Projecto Privado;

- Melhor Projecto de Recuperação;

- Melhor Atelier;


Engenharia:

- Melhor Projecto;

- Prémio Fiscalização e Coordenação;

- Prémio Internacionalização;

- Melhor Gabinete;


Construção:

- Melhor Construtora;

- Prémio Internacionalização;

- Prémio Sustentabilidade;


Imobiliário:

- Melhor edifício de Escritórios;

- Melhor Edifício Residencial;

- Melhor Empreendimento Turístico;

- Melhor Consultora;


As candidaturas serão validadas e analisadas por um júri independente que avaliará os formulários submetidos pelos proponentes. Dessa avaliação resultará uma lista final que será colocada a votação no site prémios.construir.pt, para que os subscritores da Newsletter do Jornal Construir possam escolher os efectivos vencedores.


Pressupostos por categoria

Arquitectura:

- Melhor Projecto Público;

A categoria “Melhor Projecto Público” procura reconhecer projectos de obra pública (projectos cujos promotores/donos de obra sejam entidades públicas) efectivamente construídos e cuja conclusão tenha ocorrido entre 1 Janeiro de 2015 e 1 de Junho de 2016. A candidatura deverá ser submetida pelo atelier responsável pelo projecto. Cada projecto é considerado como uma candidatura, não havendo no entanto limitação de candidaturas submetidas.


- Melhor Projecto Privado;

A categoria “Melhor Projecto Privado” procura reconhecer projectos de obra privada (projectos cujos promotores/donos de obra sejam entidades privadas) efectivamente construídos e cuja conclusão tenha ocorrido entre 1 Janeiro de 2015 e 1 de Junho de 2016. A candidatura deverá ser submetida pelo atelier responsável pelo projecto. Cada projecto é considerado como uma candidatura, não havendo no entanto limitação de candidaturas submetidas.


- Melhor Projecto de Recuperação;

A categoria “Melhor Projecto de Recuperação” procura reconhecer projectos de recuperação / reabilitação, para clientes públicos ou privados, efectivamente construídos e cuja conclusão tenha ocorrido entre 1 Janeiro de 2015 e 1 de Junho de 2016. A candidatura deverá ser submetida pelo atelier responsável pelo projecto. Cada projecto é considerado como uma candidatura, não havendo no entanto limitação de candidaturas submetidas.


- Melhor Atelier;

A categoria “Atelier” procura reconhecer ateliers, empresários em nome individual ou equipas cujo trabalho tenha contribuído para o desenvolvimento da Arquitectura e cujo trabalho tenha contribuído de uma forma significativa e consistente para a sociedade, assim como para a promoção de boas práticas. A candidatura deverá ser submetida por um representante do atelier.


Engenharia:

- Melhor Projecto;

A categoria “Melhor Projecto” procura reconhecer projectos de engenharia efectivamente construídos e cuja conclusão tenha ocorrido entre 1 Janeiro de 2015 e 1 de Junho de 2016. A candidatura deverá ser submetida pelo gabinete responsável pelo projecto. Cada projecto é considerado como uma candidatura, não havendo no entanto limitação de candidaturas submetidas.


- Prémio Fiscalização e Coordenação;

A categoria “Prémio Fiscalização e Coordenação” procura reconhecer empresas de fiscalização e coordenação de projecto. A candidatura deverá ser submetida pelo gabinete responsável pelo projecto


- Prémio Internacionalização;

A categoria “Prémio Internacionalização” procura reconhecer empresas de projecto que estejam sedeadas em Portugal e que estejam a desenvolver trabalho no estrangeiro. A candidatura deverá ser submetida por um representante do gabinete.


- Melhor Gabinete;

A categoria “Melhor Gabinete” procura reconhecer Gabinetes de Projecto / empresa cujo core business seja a Engenharia, cujo trabalho tenha contribuído para o desenvolvimento da Engenharia e cujo trabalho tenha contribuído de uma forma significativa e consistente para a sociedade, assim como para a promoção de boas práticas. A candidatura deverá ser submetida por um representante do Gabinete.


Construção:

- Melhor Construtora;

A categoria “Melhor Construtora” procura reconhecer empresas cujo core business seja a Construção, cuja actividade seja de reconhecido sucesso não só pelo desenvolvimento empresarial como pela qualidade do trabalho desenvolvido, nomeadamente pela promoção de boas práticas.


- Prémio Internacionalização;

A categoria “Prémio Internacionalização” procura reconhecer empresas cujo core business seja a Construção, esteja sedeada em Portugal e cuja actividade nos mercados externos seja de reconhecido sucesso não só pelo desenvolvimento empresarial como pela qualidade do trabalho desenvolvido, nomeadamente pela promoção de boas práticas.


- Prémio Sustentabilidade;

A categoria “Prémio Sustentabilidade” procura reconhecer projectos efectivamente construídos e cuja conclusão tenha ocorrido entre 1 Janeiro de 2015 e 1 de Junho de 2016. Nesta categoria, distingue-se essencialmente a sustentabilidade dos processos construtivos utilizados e a própria sustentabilidade da obra concluída. A candidatura deverá ser submetida por um representante da construtora responsável pela obra. Cada projecto é considerado como uma candidatura, não havendo no entanto limitação de candidaturas submetidas.


Imobiliário:

- Melhor edifício de Escritórios;

A categoria “Melhor Edifício de Escritórios” procura reconhecer edifícios para uso de escritórios (construídos de raíz ou resultantes de reabilitação de edifício) efectivamente inaugurados entre 1 Janeiro de 2015 e 1 de Junho de 2016. Nesta categoria, distingue-se essencialmente a qualidade do trabalho final. A candidatura deverá ser submetida pelos promotores / proprietários do edifício. Cada projecto é considerado como uma candidatura, não havendo no entanto limitação de candidaturas submetidas.


- Melhor Edifício Residencial;

A categoria “Melhor Edifício Residencial” procura reconhecer edifícios para uso habitacional (construídos de raíz ou resultantes de reabilitação de edifício) efectivamente inaugurados entre 1 Janeiro de 2015 e 1 de Junho de 2016. Nesta categoria, distingue-se essencialmente a qualidade do trabalho final. A candidatura deverá ser submetida pelos promotores / proprietários do edifício. Cada projecto é considerado como uma candidatura, não havendo no entanto limitação de candidaturas submetidas.


- Melhor Empreendimento Turístico;

A categoria “Melhor Empreendimento Turístico” procura reconhecer edifícios/empreendimentos para uso turístico (construídos de raíz ou resultantes de reabilitação de edifício) efectivamente inaugurados entre 1 Janeiro de 2015 e 1 de Junho de 2016. Nesta categoria, distingue-se essencialmente a qualidade do trabalho final. A candidatura deverá ser submetida pelos promotores / proprietários do edifício. Cada projecto é considerado como uma candidatura, não havendo no entanto limitação de candidaturas submetidas.


- Melhor Consultora;

A categoria “Melhor Consultora” procura reconhecer Consultoras Imobiliárias que, pela sua actividade, tenham contribuído para o desenvolvimento do Mercado Imobiliário e que por via das suas acções tenham contribuído para a divulgação de boas práticas no mercado. A candidatura deverá ser submetida pelas consultoras imobiliárias.


Cabe ao Jornal Construir a organização da iniciativa, sendo de sua responsabilidade a divulgação dos prazos para abertura e divulgação das candidaturas, assim como da divulgação dos resultados das votações; Cabe ao júri escolher, de entre as candidaturas, quais serão submetidas a votação por parte dos subscritores na Newsletter do Jornal Construir.


DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DAS CANDIDATURAS

16 de Setembro de 2016.


CALENDÁRIO

- Abertura das candidaturas – 28 de Julho de 2016

- Encerramento das candidaturas – 16 de Setembro de 2016

- Cerimónia de entrega dos Prémios – 21 de Outubro de 2016


DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES

Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar no dia 21 de Outubro, no LNEC - Laboratório de Engenharia Civil, na Av. do Brasil, 101 - 1700-066 Lisboa, para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os responsáveis e intervenientes do mercado na área dos trabalhos a concurso.


RESPONSABILIDADES

- É da inteira e única responsabilidade da Área Associativa- Comunicação e Serviços, Lda., como entidade organizadora, a escolha dos locais, critérios de organização da exposição e critérios e operações de divulgação do Prémio.

- A entidade organizadora não aceita quaisquer responsabilidades adicionais em relação às explicitamente assumidas neste Regulamento, directa ou indirectamente, decorrentes deste Prémios Construir 2016.

- Seja pelo acto de se apresentarem a concurso, seja pelo acto de aceitação de uma escolha do Júri para nomeação, os autores aceitam integralmente o conteúdo do presente Regulamento, bem como o uso que for decidido dar a imagens e referências das obras em que se inserem as soluções nomeadas, sem que por isso seja devida qualquer compensação, particularmente no que respeita à exposição, ao catálogo e à divulgação em meios de comunicação Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda.

Salvo indicação explícita em contrário, para efeitos de Pré-Candidatura, Candidatura ou qualquer esclarecimento, todos os contactos devem ser dirigidos a:

Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda.

Prémios Construir 2016

Av. do Brasil, Nº 35, 1º C - 1700-062 Lisboa

Telefone: +351 210994557

Prémios Construir 2016 (candidaturas.premios@construir.pt )

Patrocinadores

Enke

Preceram

Sapa

Covema

Smile Bath

Recer


Parceiros

greenmedia garvetur H2N LNEC